A Escola Jesus Cristo é uma instituição espírita fundada por Clóvis Tavares, sob inspiração espiritual de Nina Arueira, em 27/10/1935. Inicialmente denominava-se Escola Infantil Jesus Cristo, pois destinava-se a evangelização de crianças sob a luz da doutrina espírita, funcionando em pequena sala da casinha de D. Didi (mãe de Nina Arueira) aos domingos pela manhã, na antiga rua do Mafra; com a frequência de jovens e adultos, as aulas esclarecedoras do jovem Clóvis, a instituição perdeu o adjetivo, passando a denominar-se Escola Jesus Cristo - Instituição Espírita de Cultura e Caridade. O aumento do número de seus frequentadores levou a necessidade de mudar de local e, em 27 de outubro de 1939, no seu quarto aniversário, passa a funcionar em sua sede própria, adquirida pelo seu fundador com auxílio de amigos, na rua dos Goitacazes, 177 – Lapa, Campos dos Goytacazes/RJ. Atualmente, a instituição, funciona diariamente, com serviços de auxílio ao próximo e de aulas e pregações evangélicas e doutrinárias, descritos abaixo, em postagem do dia 30/08/2010.

Pesquisar este blog

30 de setembro de 2011

Leopoldo Machado

*****
Leopoldo Machado Barbosa, nasceu em 30 de setembro de 1891, Cepa Forte-BA. Leopoldo Machado foi um das figuras mais importantes do Espiritismo brasileiro. Poeta, escritor, dramaturgo, orador e ativista, ele estimulou o estudo da Doutrina, através de aulas e cursos nos Centros Espíritas. Foi grande incentivador das Mocidades Espíritas no Brasil.
Em 1929, mudou-se com sua esposa para o município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Educador por excelência, fundou em 1930, nesta cidade, o Colégio Leopoldo, que se tornou um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino daquela região e do próprio Estado.
Simultaneamente, fundou o Lar de Jesus, entregando-o, na inauguração, a direção para sua esposa Marulha Barbosa Machado. Nesta instituição cuidava de diversas crianças, tomando-as como filhas do coração, já que não tivera filhos consaguíneos. Aquelas crianças, de origem carente, receberam instrução e educação segundo o Espiritismo, tornando-se, mais tarde, por concurso professoras ou funcionárias públicas, além de exemplares donas do lar.
Sem descuidar de sua missão espírita, uniu-se aos confrades do Centro Espírita "Fé, Esperança e Caridade" e passou a integrar o grupo de expositores doutrinários da Federação Espírita Brasileira. Mesmo com tosas as atividades no Colégio Leopoldo, no “Fé, Esperança e Caridade” e das palestras na FEB, o autor de Pigmeus contra Gigantes passou a percorrer os Estados promovendo conferências, assistidas por grande número de pessoas.
Nas suas excursões, observou o professor Leopoldo Machado, a conveniência da preparação, nos próprios centros, dos futuros dirigentes das entidades, o que o fez a ampliar os estudos evangélicos infanto-juvenis à adolescência, sob a denominação de Mocidade. Sua iniciativa teve imediata aceitação nas entidades espíritas de quase todo o país, levando-o a promover o I Congresso de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil no Rio de Janeiro, em 18 a 25 de julho de 148 e a criação do Conselho Consultivo de Mocidades Espíritas. Leopoldo desencarna em 22 de agosto de 1957, na cidade de Nova Iguaçu-RJ.

Fontes: Wikipédia, a enciclopédia Livre.
         Texto de Abstal Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário